Solar – Configurações de Vendas


Clique em Vendas e Configurações e escolha a opção Configurações

A primeira aba é a Geral – aqui vamos configurar coisas básicas como:
Localização base – País e estado da sua loja. Item importante para o fuso horário e informações de data e hora da venda.

Locais de venda – Você pode escolher vender para todos os países ou apenas para países específicos.
No caso de vender para 1 ou mais países específicos, uma nova área de texto será mostrada e você deve digitar e escolher na lista de países que será mostrada.

Notificação da Loja – Se você está montando uma loja virtual e ainda não está pronta, marque a opção “Notificação da Loja”. Assim, você poderá criar um texto de aviso informando que a loja ainda não está pronta.
Moeda – Nesta opção você deve informar qual moeda sua loja vai utilizar vender seus produtos. Mesmo que você faça venda para outros países, aqui você deve escolher apenas uma moeda.
Posição da moeda – Escolha como você quer que o símbolo da moeda apareça, no início ou no fim; com espaço ou sem espaço.
Para as opções separador de milhares, separador decimal e número de casas decimais você pode deixar as configurações iniciais.
Depois de ter feito todas as configurações referentes a aba Geral, clique no botão Salvar alterações e só então siga para a próxima aba.

Na aba Produtos você encontrará 4 áreas – Geral, Exibição, Inventário e Produtos Baixáveis.

Geral configure a parte de medidas pois é muito importante  para o envio via correios. Informe a unidade de peso e medida que quer utilizar (Padrão: kg e cm).

Avaliações deve ser configurada apenas se você quer trabalhar com sistema de avaliações dos seus clientes, onde eles opinam sobre os produtos e outros clientes podem ver tal opinião.
Após fazer as alterações necessárias, clique em Salvar alterações para que nada seja perdido.
Exibição é onde podemos configurar as páginas base da sua loja, escolher o que deve acontecer quando um cliente clicar no botão “adicionar ao carrinho” e especificar as definições e opções para imagens dos produtos.

Portanto, mantenha a opção Página da loja como “Loja”.
Nas seguintes opções você deve escolher o que será exibido na página da sua loja e da categoria padrão:

  • Exibir produtos,
  • Mostrar categorias ou
  • Exibir ambos.

Recomendo que deixe como a configuração padrão (Exibir produtos).

Depois, escolha como deseja a ordenação padrão de produtos da sua loja.
Em Comportamento da ação de adicionar produto ao carrinho, você deve escolher o que acontecerá quando um cliente clicar no botão de comprar um produto – se quiser que ele seja redirecionado para a página do carrinho, marque a opção. Deixe o checkbox seguinte marcado, pois habilitar compras via AJAX torna o processo mais rápido.

Na parte de Imagens do produto você deve informar os tamanhos (largura x altura) para as imagens de produtos no catálogo, na página do produto e o tamanho da miniatura da imagem do produto. No caso de produtos com mais de uma imagem, é interessante deixar habilitado em Galeria de imagens do produto o checkbox referente ao efeito Lightbox.
Após fazer as alterações necessárias, clique em Salvar alterações para que nada seja perdido.

A configuração para cálculos de Impostos sobre as vendas ou produtos em sua loja virtual é algo totalmente opcional. No caso de ter de pagar impostos e taxas sobre os itens da sua loja, você pode escolher se quer que os mesmos sejam aplicados sobre o valor total da compra ou sobre os valores de cada produto. Não irei aprofundar muito nesse item, pois as configurações devem ser realizadas mediante a jurisdição fiscal em que a sua loja está localizada.
Opções de Impostos
•    Esse é o primeiro ponto a ser configurado para o cálculo de taxas e impostos no WooCommerce, marque o checkbox para habilitá-los.
•    Informe se você vai exibir os valores dos produtos com ou sem os impostos.
•    Escolha em que tipo de informação o cálculo do imposto será baseado – endereço de entrega do cliente, endereço de cobrança do cliente ou endereço base da loja.
•    Defina como funcionará a Classe de imposto de transporte.
•    Todas as demais informações devem ser inseridas baseando-se nas regras fiscais referentes a localidade da sua loja.
Padrões de taxas, Reduced Rate taxas e Zero Rate taxas
Para cada uma dessas opções de configuração de impostos e taxas, você pode cadastrar uma a uma ou importar tais informações por meio de uma arquivo CSV.
Salve todas as alterações para que nenhuma configuração realizada seja perdida.

Em Finalizar Compra  você pode:

  • configurar as formas de pagamento,
  • habilitar/desabilitar o uso de cupons de desconto e
  • configurar as páginas de pagamento.

Finalizar Compra – Defina se sua loja irá fazer vendas para visitantes (Permitir que os clientes finalizem a compra sem criar uma conta)
Definição de Páginas – Escolha quais as páginas já existentes serão utilizadas para página do carrinho, página de finalizar compra e para termos e condições (apenas se é aplicável ao seu negócio).
Endpoints – Mantenha o padrão

Portais de pagamento – Confira todos as formas de pagamento instaladas.

Ative/desative alterando o status ou clique no botão Configurações do método de pagamento para configurá-lo.

Na aba Contas você precisa fazer pouquíssimas alterações, já que a loja já tem quase tudo pré-configurado.
Página minha contaOpção vem pré-configurada
Endpoints – Os endpoints são sufixos utilizados nas URLs de páginas da loja para controlar ações como: visualizar pedido, editar conta, editar endereço, alterar senha perdida e fazer logout – Na maioria dos casos os endpoints vêm pré-configurados.
Opções de registroEscolha habilitar/desabilitar o registro de usuários na página “finalizar compra”, bem como para a página “minha conta”.
Você pode escolher como os nomes de usuários serão criados em sua loja virtual e se a senha de usuário será gerada automaticamente.
Finalize todas as configurações e clique em Salvar alterações.

A aba E-mails diz respeito às mensagens de contato que seus clientes receberão em sua caixa de entrada no momento em que:

  • realizarem cadastro na loja,
  • realizem um novo pedido,
  • para alterações de status do pedido,
  • informações sobre código de rastreio, etc.

Você tem total liberdade para personalizar:
•    Nome do remetente (sua loja),
•    E-mail do remetente
•    Realizar alterações nos modelos de e-mail padrão
•    Inserir imagem/logo para o e-mail
•    Inserir texto para o rodapé
•    Escolher cores que combinem com a arte da sua identidade visual
Para essa seção poucas alterações costumam ser necessárias. Customize e personalize os e-mails de contato para que os mesmos fiquem de forma profissional e apresentável aos seus cliente. Depois, clique em Salvar alterações.